sábado, 13 de novembro de 2010

O que é disfunção de integração sensorial(DIS)?


Hoje em dia, ainda existe um grande desconhecimento relativamente à disfunção de integração sensorial(DIS). As primeiras descobertas ocorreram nos anos 70, quando a Terapeuta Ocupacional americana A. Jean Ayres, ao estudar o funcionamento cerebral, constatou que nas crianças diferentes podem-se encontrar também cérebros ligeiramente diferentes.

A terapeuta verificou que algumas crianças, apesar de apresentarem sistemas sensoriais intactos e de estes captarem a informação vinda do exterior, não conseguiam cruzar essas informações a nível cerebral.

O processamento inadequado de informação sensorial,pode gerar:

-dificuldades de aprendizagem

-problemas motores

-dificuldades no desempenho diário

designa-se de disfunção de integração sensorial(DIS)

Crianças com esta disfunção, apesar de serem inteligentes, não são capazes de ter um nível de realização de acordo com o potencial intelectual que possuem.



Existem vários sinais que podem ser indicadores da existência de uma disfunção da integração sensorial(DIS):

-pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos;

-problemas de coordenação motora e equilíbrio

-excesso de atividade ou lentidão

-comportamento impulsivo ou dispersivo

-atraso na fala e linguagem

-baixo rendimento escolar

-dificuldade para planejar os movimentos e estabelecer uma sequência de tarefas

-falta de força e tônus muscular

-dificuldade para se ajustar a situações novas

-baixa auto-estima

Estas dificuldades são notórias em diferentes contextos e não precisam de estar todas presentes para ser feito o diagnóstico.

Quando efetivamente a criança apresenta esta disfunção, é importante recorrer à terapia de integração sensorial. As crianças geralmente aderem muito bem a este tipo de terapia. Antes de iniciar, é feita uma avaliação para detectar os problemas e definir o programa de intervenção. Este programa é delineado por forma a que as atividades a desenvolver com a criança consigam proporcionar desafios adequados, estimulando o desenvolvimento e melhorando o seu desempenho funcional.

Este tipo de intervenção é desenvolvido por terapeutas ocupacionais, com especialização nesta área. Estes profissionais,além de promoverem o desenvolvimento de atividades que estimulam uma melhor integração sensorial, fornecem à família sugestões que vão no mesmo sentido.

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